Coleta de dados de sinistros passa por atualização

O modelo já começou a funcionar em fase de teste

22/03/2024 08:03

Mudanças no trânsito brasileiro são mais do que necessárias e de extrema importância. Principalmente para quem (como nós) pilota motos no dia a dia. Uma das principais estratégias para melhorar nosso trânsito é a prevenção. Para isto é preciso entender com exatidão como e quando ocorrem os acidentes. Com embasamento de dados as políticas públicas podem ser feitas de modo mais efetivo.

A Senatran (Secretaria nacional de trânsito) iniciou neste mês de março os primeiros testes da nova forma de coleta de dados do Renaest (Registro nacional de estatísticas e sinistros de trânsito). Com a mudança agora os registros poderão ser feitos por agentes envolvidos alimentando o sistema por meio de novo aplicativo. Policiais, bombeiros e demais agentes poderão também incluir diretamente os elementos da ocorrência com mais agilidade e precisão.

Atualmente a Polícia Militar é a maior responsável pela coleta desses dados em 81% dos estados no Brasil. A novidade além de aumentar as fontes de informação ainda promete integração com outros sistemas, análise inteligente de dados, priorização das informações mais relevantes entre outros novos recursos.

Texto - Lucas Rizzollo Foto:Marcio Ferreira/MT

APLICATIVO



INSTAGRAM