01/10/2014 15:39
A BMW reformulou sua esportiva S 1000 RR, lançada em 2009. Mais do que ajustes no visual para dar um ar de modernidade, a motocicleta recebeu uma série de melhorias, principalmente no motor e no chassi.
O motor foi aprimorado e ficou cerca de 6 cv mais potente, chegando a 199 cv. O torque é de 11,5 kgf.m. O mapa de entrega de potência foi reorganizado, oferecendo mais força a partir de aproximadamente 5.000 rpm. A curva de torque ficou mais linear, segundo a BMW, com pico disponível entre 9.500 e 12.000 rpm.
O chassi recebeu ajustes na geometria, que modificou os números como distância entre-eixos e ângulo de esterço, por exemplo. A nova S 1000 RR sai de fábrica com ABS regulável e controle de estabilidade (ASC). Já o controle de tração (DTC), que foi melhorado, é opcional, assim como regulagem de suspensão – o mesmo da HP4.
R 1200 e R 1200 RS
A BMW atualizou, também, a naked R 1200 R. O motor boxer agora é a mesmo que equipa os modelos R 1200 GS e R 1200 GS Adventure. São 125 cv a 7.750 rpm e torque máximo de 12,7 kgf.m a 6.500 rpm. Em relação ao motor anterior, o torque foi aumentado, com entrega mais uniforme. Sistema ABS e controle de estabilidade (ASC) são ofertados de série. Controle de tração (DTC) é item opcional.
Outra novidade da marca é o lançamento da sport-touring R 1200 RS, feita com base na naked. Com a mesma plataforma mecânica, o que muda em essência é a carenagem que cobre o motor, além da bolha (ajustável) para proteger e dar mais conforto ao piloto no ambiente rodoviário, dando um visual mais esportivo. Os bancos também foram reprojetados para acomodar condutor e garupa por muito mais tempo em viagens.
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