07/11/2017 09:11
Os teasers da BMW já confirmavam que novas GS seriam lançadas no Salão de Milão (EICMA), e foram: as novas F850GS e F750GS foram completamente reestilizadas e tecnicamente aprimoradas. A surpresa, no entanto, também veio de um scooter urbano, o novo C400X.
Começando pelas big trail, o novo motor de 2 cilindros paralelos tem 853cc e ordem de ignição separada por 270 graus no lugar de 180. Na F750GS rende 77 cv a 7.500 rpm e 8,4 kgf.m a 6.000 rpm e na F850GS 95 cv a 8.250 rpm e 9,4 kgf.m a 6.250 rpm. Ambas passam a contar com painel TFT colorido de 6,5” por meio do qual é possível selecionar modos de pilotagem Road e Rain, atuar sobre o controle de tração e ABS. O ajuste eletrônico de suspensões ESA é um opcional.
O chassi das GS também é novo, de aço, e o tanque passa da posição central para a tradicional acima do motor. A 750 com garfo de 41 mm e a 850 de 43 mm, sem regulagens, enquanto os amortecedores podem ser ajustados quanto ao retorno e pré-carga de mola. O primeiro modelo segue com cursos menores e altura do banco mais acessível para uso urbano, aros de liga leve, e o dianteiro de 19”; na 850 rodas raiadas e dianteira de 21”.
Já o scooter C400 é um desdobramento da estratégia de diversificação iniciada em 2011 com o primeiro modelo do tipo da BMW, o bicilíndrico C600. A proposta do C400X é urbana, com medidas menores, motor de 1 cilindro de 350cc que rende 34 cv a 7.500 rpm e 3,5 kgf.m a 6.000 rpm. Controle de tração e ABS serão itens de série, já o painel TFT colorido de 6,5” um opcional. Embaixo do assento há espaço para um capacete na frente e volumes menores atrás, porém esta porção é expansível para acomodar um segundo casco quando o scooter está parado, através de uma espécie de “sanfona” que se abre por uma tampa acima da roda, recurso lançado pelo C600. As informações sobre o C400X ainda não estão completas, mas foi possível identificar a roda dianteira de 15” e a pinça Bybre indica que a produção pode ser realizada na Índia, onde a TVS já fabrica as mono 310 para a BMW.
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