Big trail S1000XR está confirmada

Modelo estará disponível a partir de novembro por R$ 68.990

01/10/2015 13:19

Recém-lançada no exterior, a BMW S1000XR estará exposta no estande da marca no Salão Duas Rodas, a partir do próximo dia 7, como seu principal lançamento para a linha 2016. A concorrente direta da Ducati Multistrada parte da mesma base de chassi e motor das irmãs, em especial a naked R, que já passou por uma domesticação em relação à superbike RR. O motor de 4 cilindros em linha tem os mesmos ajustes que rendem 160 cv e 11,4 kgf.m de torque a rotações mais baixas, além da entrega ser mais linear que na RR.

Na geometria os engenheiros aumentaram o ângulo de cáster e o trail buscando estabilidade em linha reta, usaram uma balança alongada e novo subquadro também maior, para suportar mais carga. Como não poderia deixar de ser, os cursos de suspensão foram ampliados: de 120 mm nas duas para 150 mm na dianteira e 140 mm na traseira, mantendo as múltiplas vias de ajuste (opcionalmente pelo sistema eletrônico ESA) e amortecedor para assegurar que o guidão se comporte. O conjunto de rodagem mantém os aros de 17 polegadas em pneus que priorizam o compromisso com a aderência e performance no asfalto.

Outro aspecto fundamental nessa categoria, a ergonomia foi toda revista para ampliar o conforto em longas jornadas. A posição de pilotagem mais ereta vem do guidão próximo, alto e largo. Os bancos ganharam espessura e largura, agora há apoio lombar para o piloto e um ressalto central na garupa – o passageiro também se beneficia de suportes de pedaleiras reposicionados e alongados para manter as pernas menos flexionadas. A carenagem frontal maior com um grande para-brisa ajustável manualmente completa a receita estradeira, junto com o tanque com capacidade elevada em 2,5 litros, passando de 17,5 para 20 litros.

A S1000XR é recheada da eletrônica que já notabilizou as irmãs, carregando modos de condução Rain, Road, Dynamic e Dynamic Pro, capazes de mudar a curva de potência do motor, atuar sobre a intensidade do controle de tração e do ABS. O quick-shift já é bidirecional como o que equipa a última versão da S1000RR, permitindo trocas de marcha para cima e reduções sem acionamento da embreagem, um ganho de comodidade e velocidade nas mudanças. As manoplas podem ser aquecidas e o punho esquerdo recebe o sistema de navegação com a roda giratória ao lado da manopla, introduzido pela K1600GT, caso haja preparação para GPS. Bagageiro, malas rígidas e protetores de mãos fazem parte de uma extensa lista de acessórios. A BMW confirmou a chegada da S1000XR para novembro deste ano por R$ 68.990.

APLICATIVO



INSTAGRAM