15/07/2013 17:16
O espanhol Marc Márquez não deixou a chance escapar: sem seus dois principais adversários, o companheiro de equipe Dani Pedrosa e Jorge Lorenzo (Yamaha), o espanhol da Repsol Honda venceu pela segunda vez na MotoGP ao cruzar na frente o GP da Alemanha, em Sachsenring. Márquez superou os duelos com Cal Crutchlow (Monster Yamaha Tech 3), Valentino Rossi (Yamaha) e Stefan Bradl (LCR Honda), que terminaram em 2º, 3º e 4º lugar, respectivamente.
Participe da promoção O Melhor Motociclista do Brasil 2013
Márquez largou da pole, saiu mal e foi ultrapassado por Rossi, Bradl e Aleix Espargaró (Power Eletronics Aspar/ART Aprilia), mas já era o 1º colocado no fim da sexta volta. “Era importante fazer uma boa corrida nessas circunstâncias, sem o Dani e o Jorge na pista. Desejo a eles uma recuperação rápida, porque vencer é importante, mas sem a presença deles não é a mesma coisa”, admitiu o piloto, que havia conquistado sua primeira vitória em Austin, no Texas, em abril.
Márquez subiu para 138 pontos, 2 a mais do que Pedrosa e 11 à frente de Lorenzo – os dois adversários podem voltar já na próxima etapa, neste domingo (21), em Laguna Seca (Estados Unidos). Segundo em Sachsenring, Crutchlow foi a 107 pontos e aumentou um pouco sua vantagem em relação a Rossi, agora de 6 pontos. Apesar da 5ª posição no campeonato, o multicampeão mostrou que ainda sonha com o nono título mundial: “Temos cinco pilotos muito rápidos. Se eu quiser lutar pelo campeonato, preciso ser mais rápido, constantemente, então preciso dar um passo à frente”, analisou Rossi.
Moto2 e Moto3
O espanhol Jordi Torres (Aspar/Suter) tirou o 1º lugar de Pol Espargaró (Tuenti HP4/Kalex) e conquistou sua primeira vitória na Moto2, seguido pelo italiano Simone Corsi (NGM Mobile Racing/Speed Up) – que ultrapassou o mesmo Espargaró na última volta, deixando o espanhol em 3º. Para Espargaró, a consolação foi ter terminado quatro posições à frente de Scott Redding (Marc VDS/Kalex), diminuindo a vantagem do piloto britânico na liderança da classificação para 23 pontos (143 a 120). Torres é o 8º na tabela, com 58 pontos, enquanto Corsi é 10º (50).
Na Moto3, a disputa é mais apertada, e quem se deu melhor na Alemanha foi Álex Rins (Estrella Galicia/KTM), que roubou a liderança de Luis Salom (Red Bull KTM Ajo) na penúltima curva da corrida. Maverick Viñales (Team Calvo/KTM), outro que chegou a liderar a prova, foi o 3º colocado. O pódio reflete bem a briga entre o trio espanhol, que também ocorre na tabela de classificação, onde Salom lidera com 172 pontos, contra 158 de Viñales e 142 de Rins. O brasileiro Eric Granado (Mapfre Aspar/Kalex KTM) abandonou a prova na 4ª volta, quando era o 27º colocado.
A próxima etapa da Moto2 e da Moto3, que não correm neste final de semana em Laguna Seca, será em Indianápolis (Estados Unidos), em 18 de agosto.
Classificação
MotoGP – após 8 de 18 etapas
1) Marc Márquez (ESP/Repsol Honda), 138 pontos
2) Dani Pedrosa (ESP/Repsol Honda), 136
3) Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha Factory), 127
4) Cal Crutchlow (GBR/Monster Yamaha Tech 3), 107
5) Valentino Rossi (ITA/Yamaha Factory), 101
6) Andrea Dovizioso (ITA/Ducati), 74
7) Stefan Bradl (ALE/LCR Honda), 64
8) Álvaro Bautista (ESP/Go & Fun Honda Gresini), 58
9) Nicky Hayden (EUA/Ducati), 57
10) Aleix Espargaró (ESP/Power Eletronics Aspar/ART Aprilia), 52
Moto2 – após 8 de 17 etapas
1) Scott Redding (GBR/Marc VDS/Kalex), 143 pontos
2) Pol Espargaró (ESP/Tuenti HP4/Kalex), 120
3) Esteve Rabat (ESP/Tuenti HP4/Kalex), 88
4) Dominique Aegerter (SUI/Technomag CarXpert/Suter), 83
5) Mika Kallio (FIN/Marc VDS/Kalex), 81
Moto3 – após 8 de 17 etapas
1) Luis Salom (ESP/Red Bull KTM Ajo), 172 pontos
2) Maverick Viñales (ESP/Team Calvo/KTM), 158
3) Álex Rins (ESP/Estrella Galicia/KTM), 142
4) Jonas Folger (ALE/Mapfre Aspar/Kalex KTM), 81
5) Álex Márquez (ESP/Estrella Galicia/KTM), 70
21) Eric Granado (BRA/Mapfre Aspar/Kalex KTM), 7
Times oficiais e campeões do Dakar são os destaques do Rally dos Sertões
Testando Limites: BMW R 1200 GS, uma guerreira com armas novas
Nas Bancas: Escolha sua moto entre 105 modelos em nosso guia
Coluna Marcelo Assumpção: Yamaha, o pesadelo da concorrência?