Agora montada em Manaus, Ducati Multistrada parte de R$ 67.900

Modelo italiano reúne conforto e esportividade em avaliação na serra catarinense

07/01/2014 17:55

Após a importação de algumas unidades em 2013, a Multistrada 1200 chegou às concessionárias no modelo 2014 montado em Manaus (AM). Criada para viagens confortáveis sem abrir mão da identidade Ducati e de performance esportiva, a atual campeã da prova de subida de montanha americana Pikes Peak teve sua versatilidade avaliada na serra catarinense. Partimos da Serra do Rio do Rastro, a “versão brasileira” da prova de Pikes Peak: as mesmas 156 curvas estão concentradas em menos de 10 km, a metade da extensão da prova americana! A partir de lá seguimos por 350 km pelo planalto incluindo a subida do Morro da Igreja e retornando por São Joaquim até a Serra do Rio do Rastro, no município de Bom Jardim da Serra.

Além de cênico, o percurso reúne estradas em diferentes condições que permitiram avaliar não só o conforto e o desempenho da Multistrada, mas também os quatro modos de pilotagem (Sport, Touring, Urban e Enduro). As quatro possibilidades de seleções eletrônicas influem na curva de potência do motor (150 cv com entrega plena, 150 cv com entrega progressiva ou limitada a 100 cv), intensidade de atuação do controle de tração e do ABS, que também podem ser ajustados individualmente. Na Serra do Rio do Rastro, com curvas de quase 180° e asfalto úmido, começaríamos pelo modo Touring e depois passaríamos ao Sport.

Ao montar na Multistrada é inevitável lembrar das big trail com altura de suspensão elevada, posição e banco confortáveis, para-brisa regulável e protetores de mão. Todas essas conveniências estão lá, mas à moda Ducati. A moto é mais esguia e baixa, aumentado a rapidez para mudar de direção; o banco se estreita na parte da frente e conta com tecido antiderrapante nas laterais para firmar as pernas contra o tanque durante a pilotagem esportiva; o sistema de suspensões ajustáveis foca a precisão no asfalto, sem excesso de curso para grandes obstáculos off-road (o sistema de ajuste eletrônico Skyhook é item de série na versão S, junto com malas laterais e aquecimento de manoplas); por fim, o motor de 2 cilindros herdado da superbike 1198 despeja potência quando necessário e também atende a uma tocada tranquila. Revisto para a Multistrada, o propulsor ficou mais suave e não exige mais uma condução esportiva que sempre mantenha altas rotações, no entanto rende melhor a partir de médios regimes – sua característica definitivamente não é o torque em baixas rotações.         

Basta uma sequência de curvas fechadas com bom asfalto como na SC-110, especialmente depois de Urubici, para conferir como os limites da Multistrada são elevados em condução esportiva. A sensação de confiança transmitida por pneus, suspensões, freios e a eletrônica embarcada, equivalentes aos usados nas superbikes, instiga a acelerar e não deixa dúvida de que se está numa Ducati. Ao fim do trajeto pela serra catarinense fica claro que o grande mérito da Multistrada é conseguir atender bem a múltiplas situações e tipos de percurso, com conforto e grande auxílio da eletrônica, mas sem abandonar a identidade da marca e sua característica vocação esportiva.       

 

Ducati Multistrada

Motor: 1.198cc, 2 cilindros a 90°, 4 válvulas por cilindro, refrigeração líquida

Potência: 150 cv a 9.250 rpm

Torque: 12,7 kgf.m a 7.500 rpm

Suspensões: dianteira e traseira ajustáveis em compressão, retorno e pré-carga da mola

Pneus: 120/70-17 e 190/55-17

Freios: discos de 320 mm com pinças de 4 pistões na dianteira e disco de 245 mm com pinça de 2 pistões na traseira

Peso: 224 kg (std. em ordem de marcha)

Tanque: 20 litros

Preços: R$ 67.900 (std.)/R$ 79.900 (S Touring)/R$ 89.900 (S Pikes Peak)

 

Ducati Dream Tour: de Multistrada 1200 pela Serra do Rio do Rastro

Testando Limites: BMW HP4 e Ducati Panigale

Design ajuda Ducati 1199 Panigale na conquista da categoria Sport

Família Ducati Monster ganha modelo de 1.200cc e 135 cv

Ducati lança a exclusiva 1199 Superleggera 

Ducati Hypermotard e Hyperstrada 821 chegam ao Brasil

Senna volta a batizar série especial da Ducati com a Panigale S

APLICATIVO



INSTAGRAM