Scooter Honda X-ADV começa a ser vendido na Europa

Valor é quase 50% superior ao da NC 750X e está mais próximo da CRF 1000L Africa Twin

23/02/2017 16:35

Apresentado nos últimos salões internacionais como uma das grandes novidades da Honda para o futuro próximo (conceito em 2015 e modelo final em 2016), o scooter X-ADV finalmente entra à venda. Pegando carona no sucesso da Africa Twin, será vendido inicialmente na Europa por 11.500 euros, valor mais próximo da big trail de 1.000cc do que da NC 750X com a qual compartilha o motor de 2 cilindros paralelos (54,5 cv a 6.250 rpm e 6,9 kgf.m a 4.750 rpm). No Brasil, esse posicionamento de preço corresponderia a R$ 54 mil. 

O aspecto mais interessante do X-ADV é trazer a estética e alguns itens de motos big trail para um tipo de veículo urbano prático, mas que não costuma despertar emoções na configuração convencional. Entre os itens de série estão para-brisa ajustável manualmente em cinco posições (até 13 cm de altura), protetores de mão e protetor de cárter de alumínio. As rodas raiadas são de 17 polegadas na dianteira e 15 na traseira com pneus para uso misto (120/70 e 160/60) atuando conjuntamente com suspensões de 153 mm e 150 mm de curso.

As capacidades de absorção de impactos e tração off-road do X-ADV são superiores às de um scooter, mas seria exagero compará-las a uma big trail: são especificações próximas da crossover NC 750X, que usa aros 17” de liga leve e tem praticamente os mesmos cursos de suspensão. O sistema de freio representa um upgrade, pois é duplo na dianteira com pinças radiais de 4 pistões em vez de simples com dois pistões, embora seja preciso considerar que o peso de 238 kg é superior em 18 kg. Porta-objetos de 21 litros para um capacete integral (incorpora tomada 12V) e tanque para 13 litros são equivalentes aos da NC. 

O sistema de câmbio não é CVT, e sim automatizado DCT de 6 marchas com transmissão final por corrente. É o mesmo princípio introduzido na VFR 1200F, com dupla embreagem de atuação hidráulica que permite engates automáticos rápidos nos modos Drive ou Sport, ou a seleção manual por meio de botões “+” e “-” no guidão. Não há previsão ou qualquer notícia de que seria vendido no Brasil, mas a título de comparação o scooter Yamaha TMax 530 custa R$ 59 mil.      

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