Gerente de produtos da Yamaha admite possível volta do nome DT

Para Shun Miyazawa nada impede o desenvolvimento de um novo modelo de 400cc, mas com estilo diferente da já existente SR400

04/02/2016 10:18

Antes de falar de uma possível volta da histórica DT ao line-up da Yamaha devemos explicar o que é a categoria Sport Heritage. A palavra inglesa Heritage pode ser traduzida como herança ou patrimônio, ou seja, representa uma linha da Yamaha que traz de volta modelos de sucesso da marca, mas com tecnologia atual. A fábrica dos três diapasões já lançou, em um curto espaço de tempo, nove modelos na família Sport Heritage e agora, segundo o gerente de produto da Yamaha, pode anunciar sua décima moto “retrô atual”.

Shun Miyazawa concedeu uma entrevista ao site inglês Visordown e admitiu a possibilidade da volta da DT. “Já fizemos a XSR700 e a XSR900, então acho que podemos definitivamente fazer algo semelhante com um modelo de menor capacidade. Pode ser a DT, já que temos a SR400 e ganharíamos outro estilo”, admitiu. Miyazawa se refere aos modelos que já fazem parte da categoria Sport Heritage (ver foto) e projeta a DT400 como o décimo modelo.

Os entusiastas se lembrarão do sucesso dos modelos DT entre as décadas de 1970 e 1990, quando muitos motociclistas sentiram o gosto de terra pela primeira vez a bordo destas motocicletas. No entanto, a empolgação nostálgica não vai muito além do nome e do estilo trail, já que Miyazawa deixou clara a intenção de utilizar o propulsor de quatro tempos refrigerado a ar e 23 cavalos da SR400.

Mesmo assim, o modelo pode ser um trunfo para, junto com a SR400, “combater” o sucesso de vendas da Ducati Scrambler, que agora também conta com motor de 399cc na versão Sixty2 – algo muito semelhante ao que a Yamaha fez com XSR700, rival óbvia da Scrambler de 796cc. Questionado sobre uma possível cópia da Ducati, Miyazawa disse que “honestamente, não me importo. Há sempre alguém dizendo que alguém está copiando alguém”.

Fato é que a Yamaha tem sido muito elogiada por reviver a história com a família Sport Heritage e um possível retorno do nome DT só aumentaria os comentários positivos, além de ter um custo baixo, já que compartilharia peças com um modelo existente.

A foto da DT que abre esse texto é ilustrativa, uma montagem de como a DT400 poderia parecer.

APLICATIVO



INSTAGRAM