25/10/2017 09:41
A Kawasaki acaba de revelar para o Tokyo Motor Show, que começará no próximo dia 27, uma nova Ninja de baixa cilindrada. A Ninja 400 substituirá a 300 com a mesma configuração de 2 cilindros paralelos, mas agora produzindo 45 cv a 10.000 rpm e 3,9 kgf.m a 8.000 rpm (contra 39 cv a 11.000 rpm e 2,8 kgf.m a 10.000 rpm).
Seguindo a tendência adotada nas últimas renovações da marca, o novo motor busca mais torque em baixas rotações e curvas progressivas em vez de priorizar o pico de potência como antes. Comparado ao propulsor da 300, foram aumentados diâmetro e curso dos pistões e o volume de admissão na câmara de combustão. Pistões e comando de válvulas são mais leves e a taxa de compressão foi elevada de 10,6:1 para 11,5:1. A transmissão manteve a embreagem assistida e deslizante.
Outra grande evolução foi a troca do chassi por um de treliça de aço 8 kg mais leve. O conjunto passa a atuar com garfo de suspensão de 41 mm em vez de 37 mm e ângulo de direção consideravelmente reduzido, de 27° para 24,7°, o que melhora a agilidade nas mudanças de direção e acentua o caráter esportivo da moto. Na traseira o amortecedor a gás tem regulagem de pré-carga da mola. O sistema de freio foi aprimorado com disco de 310 mm no lugar de 290 mm, mantendo-se a pinça de dois pistões e o sistema traseiro com disco de 220 mm.
A nova carenagem é mais larga para aumentar a proteção aerodinâmica, com faróis de LED, e a traseira tem lanterna semelhante à de Ninja ZX-10 e Z1000. No cockpit há um novo painel herdado da Ninja 650, com conta-giros analógico e um display digital à direita, passando a incluir o indicador de marcha. O tanque teve a capacidade diminuída de 17 para 14 litros auxiliando a redução de peso em ordem de marcha e o desenho do assento 30 mm mais estreito na junção, o que facilita o acesso dos pés ao chão. As pedaleiras posicionadas ligeiramente à frente aumentam o conforto.
Por enquanto a naked Z300 permanecerá em linha.